

Experiências Anteriores

A ATHUS – Associação de Atenção Humanitária a Saúde, foi fundada em 10.10.2008 e tem como propósito principal promover mudança na forma da sociedade ver as pessoas com transtornos mentais, contribuindo deste modo para melhorar a qualidade de vida das mesmas. Para isso, tem no seu estatuto a finalidade de: prestar assistência às pessoas com transtornos emocionais e psíquicos; realizar campanhas informativas sobre transtornos mentais, com o objetivo de orientar, minimizar preconceitos e estigmas junto à sociedade, familiares e cuidadores, bem como favorecer a participação em eventos diversos, visando a humanização das relações estabelecidas com os dependentes de tais cuidados.
Dessa forma, em 24.02.2010, assinamos um contrato com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, referente ao Processo Administrativo nº 24.885/2009, para implantação e execução de Serviços Residenciais Terapêuticos em Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS), de 4 (quatro) Residências Terapêuticas, com acomodação para até 32 (trinta e dois) moradores. Porém, esse número de moradores nunca foi efetivado na totalidade. Pois, foram transferidos do Hospital Psiquiátrico para as nossas residências tão somente 18 (dezoito) moradoras.

Essas 4 (quatro) Residências Terapêuticas foram cadastradas no Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, no CNES, com data de ativação em 24.02.2010, através do Ambulatório de Saúde Mental de Sorocaba, CNES nº 2690780, com registro dos nossos profissionais, por deliberação do Gestor Municipal da época.
Atualmente, de acordo com as mudanças legais, as 4 (quatro) Residências Terapêuticas foram cadastradas como 2 (duas) Residências Terapêuticas do Tipo II, com 10 (dez) moradoras em cada uma. E elaborado com a Prefeitura Municipal de Sorocaba um Convenio.
Esses Serviços foram reconhecidos conforme Atestado de Capacidade Técnica, datado de 11.02.2016, expedido pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, à época representada pelo Sr. Francisco Antonio Fernandes, Secretário da Saúde e pela Sra. Mirsa Elizabeth Dellosi, Coordenadora de Saúde Mental do Município, os quais atestaram que a ATHUS, na condição de Conveniada, tem realizado desde 20.02.2015, em conjunto com a Prefeitura, a gestão e a administração de 2 (dois) Serviços Residenciais Terapêuticos – SRT tipo II, ressaltando que “a associação supra qualificada vem honrando com os seus compromissos conveniados, não havendo até a presente data nenhum fato que a desabone”.
E também pelos Atestados de Capacidade Técnica, respectivamente datados de 18.08.2016 e 17.11.2016, ambos expedidos pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, representada nesta ocasião pela Sra. Mirsa Elizabeth Dellosi, Coordenadora de Saúde Mental e pelo Sr. Aílton de Lima Ribeiro, Secretário Municipal de Saúde, os quais revalidaram o teor do Atestado acima explicitado.

Por fim, um Convenio com a Prefeitura da Estancia Turística de Salto, através do Convenio nº 013/2018, firmado em 06.02.2018, para gerenciamento e administração de 1 (uma) Residência Terapêutica do Tipo II, situada a rua Marechal de Deodoro nº 767, Centro, Salto – SP.
Ressaltamos ainda que a Associação possui um titulo de Declaração de Utilidade Pública concedida pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio de Lei nº 11.012, de 09 de dezembro de 2.014.
Para concluir, ressaltamos que a ATHUS, desde a sua fundação, tem desenvolvido ações voltadas inteiramente ao bem-estar biopsicossocial dos moradores contemplados, tendo, como objetivo principal, a reinserção dos mesmos na sociedade, contribuindo direta e indiretamente para a diminuição do estigma direcionado aos portadores de transtornos mentais e psíquicos.
Para tanto, busca a humanização das relações, possibilitando que os moradores possam ser inseridos gradativamente na sociedade, de maneira justa, garantindo os seus direitos e preservando suas identidades.
Ademais a ATHUS possui um Contrato de nº 259/2016, processo nº 145/2016, estabelecido com a Prefeitura Municipal de Itapetininga para o desenvolvimento, operacionalização e administração de 3 (três) moradias, a Residência 01 a Rua Dr. Coutinho nº 955, Centro, a Residência 02 a Rua Sunanda Aguiar Lisboa nº 115, no Jardim Shangrilá, e a Residência 03 a Av. João Olímpio Oliveira nº 925 no Jardim Fogaça, todas elas no Município de Itapetininga, na modalidade de Serviços Residenciais tipo II, para egressos de longa internação em instituições psiquiátrica.
Assim como também um Contrato com a Prefeitura Municipal de Guareí, de número 045/2017, com vigência a partir de 1 de agosto de 2017, com o propósito de Operacionalização e Administração de 1 (uma) Residência Terapêutica do Tipo II, situada a Rua Tiradentes nº 108, no Centro de Guareí – SP.
E ainda, efetivamos em 27.12.2017 um Convenio com a Prefeitura Municipal de Sorocaba para Administrar e Gerenciar 14 (catorze) Serviços Residenciais Terapêuticos, sendo que, essas residências estão localizadas na Rua Salvador Pereira de Camargo nº 344 - Bairro do Éden; Rua Luiz Sebastião Zanon nº 77 - Bairro do Éden; Rua Eugênio Leite da Cruz nº 530 - Bairro do Éden; Rua Luiz Pereira de Andrade nº 253 - Bairro do Éden; Rua Andrelino de Camargo nº 650 - Vila Carvalho; Rua Juares Antonio Dalpian nº 320 - Parque Esmeralda; Rua Gustavo Teixeira nº 736 - Jd. Paulistano; Av. Artur Bernardes nº 1.546 – Vila Gabriel; Rua Renato Mascarenhas nº 109 - Vila Carvalho; Rua Fernão Salles nº 754 - Vila Hortência; Rua dos Andradas nº 168 - Jardim Vergueiro; Rua Ana Monteiro de Carvalho nº 443 - Jd. Santa Rosália; Rua João Gabriel Mendes nº 1.245 - Jd. Maria do Carmo e, Rua Cinco de Outubro nº 134 - Vila Barão.
